Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Obsessão

por Fernando Zocca, em 05.12.12

 

 

 

 

Curtindo as curtidas, que ganhamos, ao pedi-las, nas postagens do Facebook, a gente vai levando.


Tem internauta obcecado que transforma o ato em metas a serem cumpridas, tal qual o vendedor ou o empresário que as estabelece pra si mesmo.


Nunca achei a curtição imprescindível. Indispensável. Estamos no time que sabe serem elas importantes, mas nem tanto assim.


Mas há quem ache serem as tais semelhantes aos elogios, votos, dinheiro ou aprovação. Até pode ser, entretanto é bom não exagerar.


Para alguns as curtidas, alimento social, assemelhar-se-iam à água ou ao ar, necessaríssimos. Isto é, não dá pra ficar sem.


Para outros seriam cones norteadores do comportamento nas páginas da Internet: quanto mais curtidas, mais aprovação, satisfação e, portanto sinalização de que tal seria o caminho correto.


Nunca pedi pra curtirem minhas postagens, mas sei que são lidas, notadas, percebidas, inspirando muita gente.


Expressa a aprovação, clicando o curtir quem quer, na minha opinião, independente do pedido pra fazê-lo.


Nem nos blogs, que alimento há mais de 10 anos, considero a ausência de comentários, sinal de menos valia atribuído pelo público leitor.


Em certos casos a comunicação é vital, crucial. Mais importante até do que o exercício de um direito. É por meio da expressão da opinião, da fala, que o mundo, que não está ao redor, pode ter uma noção do que realmente se passa.


Com os blogs há a transposição das barreiras criadas por, digamos, aquelas forças opressoras interessadas em tirá-lo da face da terra apagando inclusive, as marcas feitas.


É inegável que muitos só se sentem bem diante do sofrimento alheio. O expressar publicamente as opiniões, desejos e ideias demonstra, aos ladrões e assassinos, o verdadeiro estado de espírito pertinente.


Quero dizer que não considero exagero afirmar que a Internet salvou a vida de muita gente. Inclusive a minha.


5/12/2012

Leia Também


Os Idiotas Hostis

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 14:09


Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.







subscrever feeds