Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]
Informação e entretenimento. Colabore com a manutenção do Blog. Doe a partir de R$ 10 depositando na conta 0014675-0. Agência 3008. Caixa Econômica Federal.
É muito comum a desqualificação do objeto quando o sujeito, que defende posição oposta, já não tem mais argumentos para justificá-la.
Da mesma forma que a agressão física é o comportamento usual daquele que não dispõe de palavras para sustentar seu ponto de vista, são o menosprezo, e o desdém as atitudes daqueles vencidos nas suas razões.
Piracicaba é um polo importantíssimo da agricultura, da indústria, do comércio e também da prestação de serviços.
Nestes últimos encontram-se os que se destinam à educação. Temos na cidade universidades reconhecidas no mundo todo. A Universidade de São Paulo (USP) mantém a ESALQ (Escola Superior de Agricultura Luis de Queiroz); A UNICAMP (Universidade Estadual de Campinas) tem um ótimo curso de odontologia, a UNIMEP (Universidade Metodista de Piracicaba) agrega faculdades como as de jornalismo, direito, psicologia, fisioterapia e dezenas de outras; a Anhanguera possui também uma gama imensa de cursos superiores.
Neste princípio de século XXI o Brasil atravessa transformações como a sedimentação da democracia, a possibilidade das manifestações populares livres e legítimas e a consagração do direito da livre expressão do pensamento.
É claro que essas características são acompanhadas do adensamento populacional. Ou seja: mais brasileiros nascendo, a vida mais longeva e o consequente desenvolvimento urbano.
Entretanto percebe-se que as velocidades dos fenômenos não são as mesmas.
Por exemplo: o crescimento populacional é muito mais rápido do que o desenvolvimento das instituições públicas criadas para o seu amparo.
Então postos de saúde que há dez anos antes atendiam determinado número de cidadãos, com uma equipe especializada formada por certo número de profissionais, hoje já não tem condições humanas para desenvolver o mesmo trabalho.
Observa-se a estase no setor de saúde, aliás, não só em Piracicaba, mas também em outras regiões do Brasil.
Este fato é tão notório, tão importante, que levou o governo federal a contratar profissionais estrangeiros para atuarem no atendimento das populações das cidades mais afastadas dos grandes centros nacionais.
O Ministério da Saúde além deste programa Mais Médicos já implantado no território brasileiro, busca alternativas que minimizem a carência no atendimento especializado.
A criação de faculdades de medicina é, sem dúvida nenhuma, o procedimento mais honesto objetivando o suprimento de especialistas na área tissular indispensável ao progresso brasileiro.
Entretanto, apesar de todas as evidências das necessidades e da assertividade das providências tomadas pelo governo brasileiro, os do contra, não deixam de menosprezar e desqualificar as soluções apresentadas.
E o pior é que não apontam as soluções exequíveis. De que adianta instalações luxuosas, confortáveis e eficientes se não há o elemento humano para quem foram criadas?
Postos de saúde equipadíssimos, especialíssimos e supostamente eficientíssimos teriam a mesma importância dos pontos de ônibus por onde não passa ônibus nenhum.
O progresso e o bem estar da população que paga os impostos são muito mais significativos do que qualquer interesse corporativista limitador.
A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.